Luandro

Muitas coisas para escrever...

Textos


A MOURA ENCANTADA E MORTAL


PARA QUE SE TORNE LENDA, UM FATO TEM QUE TER  SIDO CONTADO... ENTÃO... 
AO NORTE DE UMA ALDEIA, PARANHO, PORTUGAL, EXISTEM TRÊS OU QUATRO CASAS QUE REPRESENTAM O QUE RESTA DE ARCA. ASSIM, LADEADA POR DENSA ÁREA FLORESTAL HÁ A LEMBRANÇA DE UM LUGAR POR ONDE PASSAVAM INÚMERAS DILIGÊNCIAS. FAZ MUITO TEMPO...
EM UM LUGAR ENCANTADOR, COM O VERDE COMO MOLDURA, ESTÁ UM MONUMENTO PRÉ-HISTÓRICO, OU MELHOR, PROTO-HISTÓRICO,JÁ QUE DATA, SEGUNDO OS HISTORIADORES DO SÉCULO IV A. C.
ESSE DÓLMEN MEGALÍTICO, QUE TEM MAIS DE 4,5 M DE ALTURA, É COMPOSTO DE UMA LAJE E ESTEIOS DE GIGANTESCAS PEDRAS, QUE ERAM VERDADEIROS ALTARES.
NO ENTANTO, CONTA-SE QUE ESSAS PEDRAS FORAM PARA ALI CARREGADAS, COMO TAMBÉM COLOCADAS POR UMA MULHER MOURA OU MOIRA QUE, ALÉM DE  LEVAR A LAJE À CABEÇA, AINDA FIAVA E CARREGAVA UMA PEQUENA CRIANÇA.
ESSA MOURA PODERIA SER MORENA DE LONGOS CABELOS NEGROS OU LOURA OU LOIRA, DE CABELOS COMO O SOL. O CERTO É QUE ERA UMA BELÍSSIMA MULHER. A ELA COUBE COLOCAR A LAJE NO SENTIDO HORIZONTAL SOBRE OS SUPORTES TAMBÉM PARA O LOCAL TRANSPORTADOS.
NÃO ENTRO NO MÉRITO DO QUE É POSSÍVEL - OU NÃO.
O IMPORTANTE É DIZER QUE AQUELE MONUMENTO CONTINUA NA PEQUENA ALDEIA (ALIÁS HÁ MUITOS EM OUTRAS, NO MESMO PÁIS E VIZINHANÇAS), COMO FONTE INEQUÍVOCA DA VIDA QUE HAVIA NA LUSITÂNIA ANTES DOS ROMANOS. ESSE POVO, POSTERIORMENTE, FOI CHAMADO CELTIBERO E IA ALEM DAS FRONTEIRAS DE PORTUGAL, SEM QUERER ENTRAR NAQUILO QUE É BELO MAS NÃO SEI.
O MAIS IMPORTANTE É LEMBRAR QUE -ATÉ HOJE - POR LÁ SE CONTA QUE ESSA MULHER - BELÍSSIMA - NA ALTA MADRUGADA, EM NOITES DE LUA CHEIA, SENTA-SE SOBRE A LAJE E LÁ FICA CERCADA DE JOIAS DE TODOS TIPOS: OURO, DIAMANTES, PÉROLAS, PRATA. O QUE SE PUDER IMAGINAR. ELA ALI PERMANECE PENTEANDO OS LONGOS CABELOS.
MA AMBIÇÃO DE SURRIPIAR-LHE AS RIQUEZAS, MUITOS HOMENS ARRISCAM-SE A IR ATÉ LÁ. PORÉM, ANTES DE TUDO, PARA QUE PEGUEM ALGUMA COISA - TRISTES TOLOS - DEVEM RESPONDER A UMA PERGUNTA QUE ELA A TODOS FAZ:
- O QUE É MAIS BELO?
- O OURO, AS PÉROLAS, ENFIM, AS JOIAS OU OS MEUS OLHOS?
ESTÁ CLARO QUE A GANÂNCIA OU A ESTUPIDEZ NÃO OS DEIXA RACIOCINAR. ATÉ HOJE, TODOS RESPONDERAM QUE ERAM AS PÉROLAS, O OURO, OS DIAMANTES...
IMEDIATAMENTE, VIRARAM CINZAS.
POR ISSO, ALGUNS LOUCOS CONTINUARAM A TENTAR.
A CERTA ALTURA, DISSERAM QUE SE CONSEGUISSEM LER UMA FAMOSA ORAÇÃO DE SÃO CIPRIANO, PODERIAM PEGAR A FORTUNA.
ALGUNS TENTARAM. CONTUDO, A LER A ORAÇÃO, SURGIU TAMANHA TEMPESTADE QUE NENHUM DELES VOLTOU.
BEM... DIZEM QUE A MOURA LÁ ESTÁ NA MADRUGADA, NAS NOITES DE LUA CHEIA.
EU NÃO SEI, PORQUE, APESAR DE ESSE PEQUENO E REMOTO LUGAR SER A MINHA ALDEIA, DE LA SAÍ HÁ MAIS DE 63 ANOS.
MAS, SERÁ QUE ALGUÉM JÁ VIU ESSA MOURA E ESCAPOU?

P/S: ÀQUELES QUE SE INTERESSAREM, BASTA PESQUISAR POR PEDRA DE ARCA, NO PAÍS INDICADO. 
Luandro
Enviado por Luandro em 06/09/2017
Alterado em 04/10/2017


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras