Luandro

Muitas coisas para escrever...

Textos

Filosofia por R$ 1,00
PROMOÇÃO
Quem dorme sonha,
Quem trabalha conquista
R$ 1,00


Um dos princípios fundamentais da vida é saber que você pode conseguir o que quiser desde que esteja consciente de sua competência. Esse é o fator primordial para galgar suas metas. Portanto, viver o presente é essencial. Nada de repousar sobre as conquistas passadas, tampouco ficar na expectativa de vitórias futuras. Isso é o caminho para o fracasso. Se ficar à espera só vai decepcionar-se e produzir amargura.
Cabe, então, uma pergunta. Qual a relação dessas assertivas com a “Promoção” que dá título ao texto. Simples. Pouco antes de acidentar-me, entre o ir-e-vir de minhas aulas, batendo de frente com a realidade, recebi esse cartão. Por ele, o sonho é um ornamento da alma. É prejudicial às conquistas. Claro que, em outra leitura, do pequeno texto, entende-se que só – com o trabalho “se vai em frente.”
Mas, o que está acontecendo? São os nossos ambulantes, agora, que derramam sobre os passageiros suas novas maneiras de enxergar o futuro. Há lado belíssimo, se assim for. A criatividade ante o destino adverso é a marca do nosso querido povo. Pode ter sido um acaso apenas. Será? Ou será que o direito de sonhar foi abolido dos corações, em troca de uma compra de R$ 1,00 (Aliás, eu adquiri o produto e pedi o cartão). Com um sorriso franco a ambulante o deu. Ela vendia balas. Pessoalmente, eu não as desfrutaria. No entanto, comprei pelos singulares dizeres.
A verdadeira vida continua lá fora. Crianças continuam a nascer a esmo. Crianças concebem crianças. Porém, onde está o carinho, o cuidado? Onde estão as famílias, unidas, felizes, valorizadas. Como se ganha o “pão de cada dia”? Será sonho ou realidade? O que estamos construindo? Todos fazem parte desse amanhecer. Eu – teimosa – mesmo com os pés na realidade, ainda acredito que os sonhos nos fazem crescer.
É preciso viver, eu bem sei. As palavras do cartão, no entanto, jogam-nos contra o muro. Sei que é raro e prova a fascinante dualidade de quem tudo tenta para sobreviver. Também que é lugar comum dizer que sonhos são a própria essência de nossa passagem terrena. Ocorre que, até cientificamente, são eles que estimulam e completam a chamada felicidade.
Por outro lado, todos nascem para serem felizes. Contudo, não é fácil conquistar esse estado profundo e colorir nossos dias. Na verdade, ela nada mais é do que um encontro total com alguém que povoa de sonhos nossa vida. Pode ser um encontro com o Amor-Maior, cósmico. Um encontro com Deus. A Ele, devemos a criação da beleza e da esperança. Da mais bela arca de sentimentos que enfeitam nossos dias tão fugazes.
O que fazemos, pois, durante esta viagem, senão perseguir sonhos? E o que perseguimos? Aqueles que Deus escolheu para nós. Continuamos... continuamos... Até mesmo quando choramos, há a certeza de que as lágrimas passarão e nos deixarão prontos para os milésimos de segundos de alegria.
Não conhecer os sonhos é o mesmo que não conhecer a vida. Deus está onde se manifesta o Amor e. sem dúvida, a verdadeira Justiça (aquela por que ansiamos). Portanto, Ele também está presente, em nós, quando sonhamos. Quando fazemos fluir a vida além do limite árido que, às vezes, é a nossa parcela.
Assim, minha querida ambulante, eu te cumprimento pelo filosofar, que não sei se foi intencional. Mas digo-te:
- A vida sempre será uma canção se soubermos sonhar.




 
Luandro
Enviado por Luandro em 24/02/2012
Alterado em 25/02/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras