Luandro

Muitas coisas para escrever...

Textos

MEU VIRA-LATAS, MALHADO, ENSINOU-ME

.
AQUELA MULHER DESCE. ESTÁ NA CALÇADA. POUCAS PESSOAS PASSAM. É CEDO. O DIA AMANHECE. É MAIS UM FERIADO. AS OLIMPÍADAS QUE, EM SUA ORIGEM, ESTREITAM O A COMPETIÇÃO NO MUNDO. NÃO HÁ COMO COMPETIR ENTRE A DOR E O ABANDONO.
OS PÁSSAROS COMEÇAM A ACORDAR. DEIXAM SUAS MORADAS NAS POUCAS ÁRVORES DA RUA. VÃO, FAGUEIROS E SORRIDENES, PARA OUTRAS PARAGENS ATÉ O REGRESSO VESPERTINO. AS FLORES PARECEM SORVER A LUZ DA MANHÃ COM TANTO PRAZER QUE SE TORNAM MAIS BELAS AINDA.
NINGUÉM NOTA A PRESENÇA DAQUELA CRIATURA. SE ALGUÉM PASSA PERTO DELA, OUVE-SE UM BOM-DIA AUTOMÁTICO. NINGUÉM NOTA QUE AS LÁGRIMAS TENTAM, A TODO CUSTO, NÃO QUEREM TRANSBORDAR. APENAS MAIS UM DIA, IGUAL A MAIS DE MIL, PODERIA CONTÁ-LOS UM A UM. MAS, PARA QUÊ?
AFINAL, QUEM SE INTERESSA PELA DOR DE ALGUÉM?
LOGO DEPOIS, DIRIGE-SE À PADARIA. EDUCADAMENTE SORRI, AGRADECE, COMPRA O PÃO E VOLTA. FAZ O CAFÉ MATINAL. PÕE A MESA, COMO DE HÁBITO. PRIMEIRO, ALIMENTA SEUS DOIS E MAIS SINCEROS AMIGOS, PINGO E MALHADO, QUE, À SUA ESPERA, OLHAM-NA QUIETOS.
ALIMENTADOS, COLOCAM-SE AMBOS AS SEUS PÉS, CONTINUAM A OLHÁ-LA. SÃO DOIS CACHORROS, SEM RAÇA DEFINIDA, MAS ENCANTADORES.
TOMA O CAFÉ. LAVA OS UTENSÍLIOS.
VAI INICIAR MAIS UM DIA: SUA ESTRANHA ROTINA JÁ TREINADA DE ISOLAMENTO.
NESSE MOMENTO, UM DOS CACHORROS, COM ELA SENTADO NO SOFÁ, COLOCA-LHE A PATINHA SOBRE A MÃO E PEDE CARINHO. ELA O AFASTA COM MEIGUICE. MAS ELE INISISTE COM UM OLHAR ÚNICO. É COMO SE DISSESSE:
- ME FAZ CARINHO, EU GOSTO DE VOCÊ.
- NÃO DESPERDICE ESTE MOMENTO.
- VAI, PASSA MÃO PELA MINHA CABEÇA. EU QUERO SER ACARINHADO. NÃO VÊS QUE ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE TUDO.
- QUANTAS VEZES, PELA VIDA, FIZESTE CARINHO E DE NADA VALEU. TODOS SE FORAM. ONDE ANDARÁ A CRIANÇA SORRIDENTE, HOJE PAI QUE TANTAS VEZES REPOUSOU EM TEU REGAÇO E RIA...RIA SEM PARAR COM AS GRAÇAS QUE LHE FAZIAS.
- NÃO SEI. SEU CORAÇÃO NÃO É DE PEDRA, TAMPOUCO INSENSÍVEL. PORÉM, HÁ, NELE, SEMENTES QUE NÃO FRUTIFICARAM E PARECEM TER MURCHADO.
AQUELE CÃOZINHO, MOSTROU-ME O QUANTO NECESSITAMOS DE HUMILDADE. PARA VER À NOSSA VOLTA: GESTOS QUE INDICAM QUE ALGUÉM AINDA PRECISA DE MIM. AQUELE CACHORRO, SEM TER O DOM DA PALAVRA, COLOCOU-SE À DISPOSIÇÃO PARA RECEBER AFETO, JÁ COM O OUTRO , CIUMENTO PEDINDO TAMBÉM.
NÃO TEM REMÉDIO QUE CICATRIZE CERTAS FERIDAS, MAS SOMENTE O AMOR PODE AQUECER O CORAÇÃO ÁRIDO PELO ABANDONO, MESMO QUE SE TENHA QUE APRENDER COM UM CAOZINHO OU COM UMA FLOR QUE TEIMA NASCER - LINDA – ENTRE PEDRAS NA RUA.
IMERSOS NO FLUIDO UNIVERSAL, A LINGUAGEM DIVINA REVELA-DE DE MUITAS FORMAS.
Luandro
Enviado por Luandro em 18/08/2016
Alterado em 22/08/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras