Luandro

Muitas coisas para escrever...

Textos

MENSAGEIROS DE DEUS

                           POR HOJE TER VISÃ SUBNORMAL, NÃO POSSO VER MAIS AS ESTRELAS NO ESPAÇO.  MAS, DEUS ME ENSINOU, EM UMA DE SUAS MENSAGENS, A VER COM A ALMA.


DEUS, PAI UNIVERSAL, É, NO TEU REGAÇO QUE AS COISAS JAZEM. DE TI JORRA UMA INFINITA FONTE DE VIDA. A TI TUDO RETORNA, CAINDO EM MUITOS FRAGMENTOS E, PELO TEU PODER, ERGUE-SE DE NOVO EM OUTRA MATRIZ FÉRTIL.
TU ÉS VIDA EM ANDAMENTO QUE ALIMENTA O ETERNO CICLO NASCIMENTO, MORTE E RENASCIMENTO. POR ISSO, PERDOA-NOS SE AINDA NÃO APRENDEMOS E AINDA NUTRIMOS ESTE SENTIMENTO DE ASSOMBRO. PERDOA-NOS POR NADA SABERMOS E A POBREZA DE NOSSOS SENTIDOS.
ASSIM, E POR NADA ENTENDER DA BELEZA DOS PÁSSAROS E DA MISSÃO QUE LHES DESTE, DOS MAIS PEQUENINOS AOS MAIS IMPONENTES, É INDISPENSÁVEL DIZER QUE SEMPRE OS ADMIREI. FORAM MEUS COMPANHEIROS – COM ELES FALAVA- NA SOLIDÃO DE UMA INFÂNCIA SEM BRINQUEDOS E SEM AFETO: PERTO DAS PESSOAS E LONGE DELAS COMO EM OUTRA GALÁXIA.
DIZEM, PORÉM, QUE O VOO DOS PÁSSAROS, PELA PRÓPRIA ORIGEM GREGA DA PALAVRA É SINÔNIMO DE PRESSÁGIO, DE MENSAGEM, ELES SERIAM UM SÍMBOLO DAS RELAÇÕES ENTRE O TERRENO E O DIVINO, SIGNIFICANDO LEVEZA E LIBERAÇÃO DO PESO QUE CARREGAMOS COMO HUMANOS.
PODE-SE DIZER QUE REPRESENTARIAM A LIBERTAÇÃO DA ALMA DO CORPO, COMO EXEMPLOS QUE SE PERDEM NO TEMPO EM LASCAUX OU ALTAMIRA, EM DESENHOS PRÉ-HISTÓRICOS.
CERTO DIA, HÁ BASTANTE TEMPO, NO RIO DE JANEIRO, EM PLENA CALÇADA DO HOSPITAL DA LAGOA, ATORDOADA PELO QUE ESTAVA PASSANDO, PERCEBENDO QUE A VIDA ABRIRIA UMA FISSURA EM MEU CORAÇÃO QUE JAMAIS SE FECHARIA, DEIXEI O SEXTO ANDAR DAQUELE HOSPITAL E ME DIRIGI AO TÉRREO COM A INTENÇÃO DE TOMAR APENAS UM CAFÉ.
ESTAVA SOZINHA – COMO SEMPRE NOS PIORES MOMENTOS. PERDÃO, SENHOR, ESTAVAS COMIGO NA PARTILHA DAQUELA DOR QUE AINDA HOJE SINTO , SUAVIZADA POR TI. ESTAVA À BEIRA DE UM PREPÍCIO, COM MINHA VIDA CAINDO COMO UM CASTELO DE CARTAS.
NAQUELE DIA, POUCO DEPOIS DAS SEIS HORAS DA MANHÃ, MINHA MÃE ENTRARA EM COMA ( EM BREVE TUA A CHAMARIAS). MINHA CABEÇA ERA UMA SARÇA ARDENTE.
ALÉM DISSO, CHOVIA TORRENCIALMENTE, EM UMA DAS ENCHENTES MUITO COMENTADAS NESTA CIDADE TÃO CHEIA DE PROBLEMAS CRÔNICOS.
EU ACABARA DE OUVIR DA MÉDICA:
- SUA MÃE... É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO.
APROXIMEI-ME DA CARROCINHA DO CAMELÔ QUE VENDIA CAFÉ E BOLO. PEDI APENAS UM CAFÉ. ERA INCAPAZ DE INGERIR QUALQUER COISA E AINDA TINHA QUE IR PARA O TRABALHO – NAQUELE TEMPO,TRABALHAVA O DIA INTEIRO (DEPOIS DE PASSAR A NOITE À BEIRA DO LEITO DE MINHA MÃE) E LECIONAVA À NOITE. ATÉ HOJE, NÃO SEI COMO AGUENTEI AQUELE PERÍODO...
O VENDEDOR DEU-ME UM COPINHO DE CAFÉ E EU, INTEIRAMENTE MOLHADA, SEM NADA ENTENDER VI ALGO QUE, PELOS ANOS SEGUINTES, REPETIU-SE:
DOIS PARDAIS POUSARAM A MEUS PÉS, VINDOS NÃO SEI DE ONDE, NO MEIO DO TEMPORAL. ELES, EM SUA EXTREMA SIMPLICIDADE DEVERIAM ESTAR NAS ÁRVORES OU EM ALGUMA REENTRÂNCIA DE TELHADOS. NÃO. VIERAM NÃO SEI DE QUE LUGAR... OU MELHOR, CREIO QUE SEI...
 ALI,REPRESENTAVAM A BELEZA INEXPRIMÍVEL DO UNIVERSO EM CADA UM DE NÓS. É COMO SE DISSESSES, SENHOR, QUE TUDO ESTÁ LIGADO ENTRE SI, ELES ERAM O CARÁTER SAGRADO, A CORAGEM COM DEVEMOS ENCARAR TODOS OS MOMENTOS DA VIDA, POR MAIS OBSCUROS QUE SEJAM. UMA MENSAGEM DE QUE , EM PLENA TEMPESTADE, PRECISAMOS DAR VALOR A TUDO, DESDE UMA FOLHA DE GRAMA A UMA CADEIA DE MONTANHAS.
AQUELAS DUAS AVEZINHAS ERAM O PRÓPRIO CANTO DA CRIAÇÃO.
NO MUNDO CÉLTICO, QUE REMONTA ÀS MINHAS ORIGENS, ELES ERAM ESPECIAIS. ATÉ NO CORÃO HÁ REFERÊNIAS A QUE SALOMÃO CONHECIA A LINGUAGEM DOS PÁSSAROS E ESTA PALAVRA – DIZEM – E MUITAS VEZES TOMADA COMO DESTINO. NÃO ESQUEÇAMOS O MITO DA FÊNIX E SUA FORÇA VITAL.
NÃO IMPORTA. PARA MIM, ALI ESTAVA DEUS SOLIDÁRIO, MESMO QUE MINHA VISÃO DOS FATOS SEJA MENOS DO QUE UM GRÃO DE AREIA. É COMO SE AQUELES PEQUENINOS FOSSEM MENSAGEIROS DA TRISTEZA UNIVERSAL – NÃO DISCUTO CRENÇAS OU RELIGIÕES.
DEUS - ALI ESTAVA, ONISCIENTE E ONIPRESENTE, DIZENDO TOMA TEU FARDO NOS BRAÇOS, APRENDE UMA NOVA E SECRETA LÍNGUA. PROCURA A LUZ NA ESCURIDÃO. LEVA A TUA CRUZ, APRENDE O CÓDIGO DAS ESTRELAS E RECONSTITUI O QUE PUDERES. DESÂNIMO E ESPERANÇA. AGONIA E PERDÃO. ASCENSÃO E QUEDA. DIVISÃO E COMUNHÃO ISSO É DEUS. APRENDE A OUVIR. OS PÁSSAROS SEMPRE LEVARÃO TUA MENSAGEM A DEUS, AINDA QUE POSSA O TEU CORAÇÃO PARTIR-SE.
ASSIM, POR MUITOS ANOS, PERCORRENDO O BLOCO DE GRANITO, EM  QUE SE TORNOU MINHA VIDA, EU VIA, REPENTINAMENTE, A LUZ FLUIR PELA ORAÇÃO E PELA CONSTANTE PRESENÇA DE PARDAIS E OUTROS MINÚSCULOS PASSARINHOS NAS RUAS, à MINHA JANELA, EM LUGARES INESPERADOS, ENQUANTO AS LÁGRIMAS JORRAVAM.
EU APERTAVA CONTRA O PEITO A REALIDADE E CONTINUAVA. ASSIM FAÇO, ATÉ HOJE, SÓ NÃO CONSIGO MAIS VER AS ESTRELAS.
O IMPORTANTE É SABER QUE ELAS LÁ ESTÃO.










 
Luandro
Enviado por Luandro em 14/07/2017
Alterado em 11/08/2017


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras